top of page

Luta Antimanicomial: inclusão e acolhimento para todes


O movimento antimanicomial luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. No centro desse movimento está o combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave.


Como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais têm o direito fundamental à liberdade, direito de viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão do seu lugar de cidadãos.


O nosso mandato é um apoiador da causa, nesses quase 4 anos, já fizemos reuniões ampliadas, tribunas livres, audiências públicas e diversas ações sobre o tema. Faltam políticas públicas para a garantia dos direitos das pessoas com transtornos mentais, falta até passe livre para os usuários do CAPS em Florianópolis.


Manicômios são lugares que não deveriam existir e seus leitos poderiam servir para recuperar pessoas que precisem de tratamento médico. Nosso mandato faz parte da Frente Parlamentar da Saúde Mental da Câmara de Vereadores, uma das principais lutas é pela construção do CAPS III, que ainda não saiu do papel.


Acreditamos que as PICS (Práticas Integrativas Complementares), agricultura urbana e a agroecologia também são estratégias que podem ajudar no tratamento e nas políticas públicas.


Apesar de todos os avanços através da luta antimanicomial, ainda temos um longo caminho a percorrer quando se trata de saúde mental. Precisamos quebrar muitos tabus.


Seguimos na luta!

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page