top of page

Oceano: fonte primordial de vida


Em Santa Catarina, somos banhados pelo oceano Atlântico. Nesse momento em que nos recuperamos de um grande impacto na saúde pública, precisamos nos lembrar que a saúde humana e planetária está diretamente conectada com a saúde dos oceanos, e fazer a nossa parte para que as gerações futuras tenham também o privilégio de mares limpos.


O mar é um organismo vivo, responsável pela dinâmica das temperaturas, regimes de chuvas, eventos como furacões e ciclones, sequestro de carbono e ainda abarca uma gigantesca Biodiversidade. Está sendo muito castigado com todo o lixo jogado em suas águas, com despejo de esgotamento sanitário, transformação por ação humana em suas margens e zonas costeiras. Sofre também com despejos de agrotóxicos e adubos químicos sintéticos que alteram as características de alcalinização e contaminação.


O oceano, fonte primordial da vida, guarda também uma importante relação cultural com todo o litoral de Santa Catarina, além de ser fonte de renda, pela pesca e atração turística, e são inúmeras as formas com que os oceanos podem promover a Ecologia e a Justiça Social.


Políticas públicas para as comunidades de pescadores e maricultores tradicionais, por exemplo, fortalecem uma relação direta com o mar, e com isso o cuidado. O Saneamento ecológico também tem um papel fundamental, em especial quando contrapõe propostas de saneamento agressivas como os emissários submarinos, que jogam dejetos diretamente no oceano.


Mais recentemente, estivemos também em uma ação civil pública pela manutenção e ampliação dos postos de guarda-vidas nas praias, para além da temporada de verão. A relação humana com o mar, e os profissionais que dela vivem, são essenciais para garantir segurança nos momentos de lazer e esporte da população.


Seguimos na defesa dos mares e de todos os ecossistemas interligados e interdependentes. Tudo isso na perspectiva de que somos um único organismo e dependemos de todo o ecossistema à nossa volta.



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page