PROPOSTAS DA CAMPANHA

Soluções legislativas compartilhadas com a região metropolitana

Imagina se além de Florianópolis, toda a região metropolitana se tornasse Zona Livre de Agrotóxicos, ou reduzisse o gasto com aterros, a partir da mesma Lei da Compostagem daqui? O esgotamento sanitário, o abastecimento de água, e a produção agroecológica de alimentos, por exemplo, podem ser melhor solucionados se integrados entre os municípios da região metropolitana da capital. Podemos ter um cinturão verde, com áreas protegidas e zonas especiais para a produção agroecológica. Podemos ter soluções de mobilidade para as pessoas e para o abastecimento de alimentos. Por isso, propomos a criação de um parlamento metropolitano a partir de 2021.

 

Novas economias e novas relações sociais

Em Florianópolis, temos diversas iniciativas de outras economias alternativas: grupos para compra coletiva de produtores locais, empreendimentos de economia solidária, cozinhas e bancos comunitários. Todas promovem renda, acesso a bens e serviços e inclusão, a partir da cooperação e solidariedade, valorizando os talentos individuais. É fundamental termos mais apoio para essas novas economias, que são alternativas concretas ao desemprego, e que provaram sua importância no cenário de pandemia. Linhas de crédito, espaços de comercialização e qualificação profissional, promovem independência financeira e inclusão no mercado de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade; como mulheres vítimas de violência doméstica e jovens de periferia. Vamos  construir coletivamente projetos de lei e apresentar emandas ao orçamento para o fomento da economia solidária e de outras economias alternativas.
 

Cuidar da infância é cuidar de toda a sociedade. A natureza viva e presente em Floripa rende à capital a fama de um dos melhores lugares para se criar filhos. No entanto, ainda faltam espaços e transporte públicos adequados; calçadas e ciclovias seguras, que permitam às famílias não apenas educação e saúde, mas também acesso ao lazer, como as praias e os parques. Vamos trabalhar para garantir orçamento e leis necessárias para que a capital se torne, de fato, um lugar que cuida e valoriza a infância. Continuaremos também a luta pela construção do Centro de Parto Natural, e pela inclusão da juventude no cenário da inovação tecnológica e digital.


 

Uma cidade mais humana e acolhedora para as crianças

Esgoto tratado e água limpa com saneamento ecológico e inteligente

Os ciclos e as dinâmicas naturais apresentam alternativas concretas para a resolução de muitos dos desafios que enfrentamos nos meios urbanos, como o acesso à água limpa e ao esgoto tratado. A proposta de construção de um emissário submarino, da forma como tem sido apresentada, não oferece segurança em relação ao tratamento dos dejetos e ao impacto ambiental. As diferentes alternativas de saneamento ecológico são exemplos viáveis de tratamento dos dejetos, que podem coexistir com o sistema tradicional de saneamento e já estão em funcionamento em diversos lugares com sucesso. São tecnologias de baixo custo, com a vantagem de permitirem o retorno dos dejetos em forma de composto orgânico para a natureza. Para tal, é imprescindível a defesa das Unidades de Conservação. Além de solucionar a destinação dos dejetos do esgotamento sanitário, purificam a água e tornam possível o seu reuso, criando um sistema natural de coprodução de água. Isso evitaria a poluição do mar, dos rios, das nascentes e dos lençóis freáticos. Assim, não teríamos mais praias impróprias para banho depois de fortes chuvas.

 

Turismo da gente pra gente com o que há de melhor em Floripa

Nosso turismo não precisa ser restrito ao verão e às praias. As pessoas têm buscado experiências autênticas em que possam conhecer a cultura e a comunidade do local que estão visitando. Propomos impulsionar o turismo de base comunitária, o agroturismo, o turismo de aventura e o turismo gastronômico; valorizando a pesca, a maricultura, os alambiques, cervejarias, a história dos engenhos, dos sítios arqueológicos e a tradição das rendeiras e benzedeiras - reforçando também a extrema importância das Unidades de Conservação. Floripa tem ainda um grande potencial de expansão do turismo voltado à prática de esportes, e a capacitação de condutores de turismo seria mais uma alternativa de inserção no mercado de trabalho para os jovens. Imagina o quanto a economia local ganhará se explorarmos todas as experiências que temos a oferecer!



 

"Por um mundo onde caibam vários mundos, onde todos os seres (humanos e não humanos) possam desfrutar de uma vida digna." 

CONTATO >

T: (48) 991050150

E: marquitopsol@gmail.com

Cnpj do Candidado 38.506.139/0001-84

© 2023 por Mandato Agroecológico.