top of page

Governo Libera Registro de mais 22 agrotóxicos



⚠️MAIS VENENO LIBERADO

O diário oficial da última terça (12) trouxe o registro de mais 22 agrotóxicos pelo governo Bolsonaro. Na lista, constam agrotóxicos proibidos na União Europeia como o clorotalonil, o glufosinato e a ametrina.


O total de novos registros desde 2019 já chega a 652, sendo 103 somente em 2020. Apenas 10% dos produtos (65) são biológicos. O restante são produtos técnicos, usados para produção de agrotóxicos, e produtos formulados, que são os produtos finais para venda no mercado.


Um dos registros constantes nesta liberação é do agrotóxico dicamba. Se trata de um herbicida considerado sucessor do glifosato, indicado para matar as ervas que, ao longo dos últimos anos, se tornaram resistentes ao glifosato.


A nova geração de sementes transgênicas é resistente ao dicamba, o que pode explicar o aumento na sua demanda. Nos Estados Unidos, as empresas Bayer e BASF foram condenadas a pagar U$ 265 milhões pelos danos causado pelo dicamba a uma plantacão vizinha. O produto é altamente volátil.


Situação semelhante vem acontecendo com o 2,4-D, que também consta no novo registro. No Rio Grande do Sul, diversas lavouras de uva foram dizimadas pela aplicação do 2,4-D em plantações de soja vizinhas.

.

➡️ Acompanhe a@campanhacontraosagrotoxicose saiba mais sobre os terríveis avanços do veneno em nossa mesa.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page