top of page

Frente Parlamentar Ambientalista protocola Moção Coletiva em defesa do Meio Ambiente


Hoje, dia 21/07, protocolamos a Moção Coletiva construída a partir da Frente Parlamentar Ambientalista em parceria com grupos da UFSC, Rede de ONGs da Mata Atlântica e outros coletivos ambientalistas de Florianópolis.


O objetivo do documento é sensibilizar os gestores público, para que protejam nossos biomas, restaurem nossos ecossistemas, e que possam garantir a qualidade de vida da população; destacando a importância da preservação e os prejuízos que a perda destes ambientes representam


A moção manifesta preocupação com os caminhos da atual gestão, que desconsideram os impactos ambientais, sociais e culturais no crescimento. Em 2020, houve um aumento de 254% na conversão de ambientes naturais, em relação a 2019. Santa Catarina está entre os 5 estados que mais desmataram nos últimos anos. Já estamos vivenciando eventos extremos, de tempestades a estiagens que elevam os riscos de desastres socioambientais e ameaçam nossa segurança hídrica, sanitária e alimentar.


Nessas condições, novos empreendimentos só deveriam ser licenciados após uma avaliação robusta da capacidade de suporte dos ambientes, da capacidade de fornecimento de água potável, tratamento de esgoto, etc… pois os corpos hídricos que abastecem as bacias hidrográficas de nossa cidade já estão com sua saúde debilitada.


Os retrocessos sofridos a nível nacional trazem a necessidade de uma vigilância redobrada pelos órgãos de fiscalização, e exigem dos nossos representantes a discussão de uma legislação mais restritiva que garanta às atuais e futuras gerações o direito de viver em um ambiente seguro, saudável e ecologicamente equilibrado.


Leia a Moção completa aqui!


Moção Coletiva FPA Florianópolis SC
.pdf
Download PDF • 279KB


Assinam a moção:

Coletivo Ecoando Sustentabilidade Rede de Organizações Não Governamentais da Mata Atlântica - RMA Laboratório de Ecologia de Invasões Biológicas, Manejo e Conservação – UFSC Grupo de Pesquisa Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco, GPDA/UFSC Frente Parlamentar Ambientalista de Vereadores de Florianópolis/SC

Serviço de Assessoria Jurídica Universitária Popular - SAJU UFSC

Instituto Çarakura - IÇARA

Coletivo Pare Ecocídio

Coletivo EcoMatadeiro

Associação de Moradores Amigos da Praia de Matadeiro

Instituto Transformance: Cultura & Educação

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page