top of page

CRISE SANITÁRIA e CRISE HÍDRICA



A Lagoa do Peri pede socorro, seu nível está muito baixo, a estiagem está severa e a utilização da água para consumo humano não pára.

Vários riscos e consequências podem afetar diretamente este fundamental ecossistema, como a mudança de vegetação nas áreas secas, a mortalidade da vida aquática que altera a dinâmica ecológica, a morte do Rio Sangradouro, salinização por diminuição da diferença de potencial entre a água doce e a cunha salina, aumento de cianobactérias e outros organismos tóxicos.


Não podemos permitir este nível extremo de exploração deste ambiente que é tão importante para a manutenção da vida e o equilibro ambiental.

Precisamos tratar da Lagoa do Peri para além de um reservatório de água com a finalidade de abastecimento humano, a Lagoa do Peri é um ecossistema, é uma Unidade de Conservação e é interindependente de toda dinâmica hidrológica da Ilha de Santa Catarina.

Todas as áreas de baixadas e planícies na cidade funcionam como importantes áreas de recarga d'água. Isso remete a vários outros ecossistemas que estão em colapso neste momento como a Lagoa da Chica, a Lagoa no Balneário dos Açores, várias nascentes e córregos nos morros do sul, norte e centro da ilha, portanto estamos numa crise hídrico-sanitária.


Sendo a água um fundamental elemento para sustentar as vidas, ressalto que a cidade de Florianópolis não produz água suficiente para todas as suas atividades, portanto não tem capacidade de suporte para o abastecimento de água. A maior proporção de água que nos abastece é oriunda de municípios vizinhos localizados no continente. Atualmente a Lagoa do Peri abastece mais de 100 mil pessoas no sul e leste da ilha, desta maneira todo o crescimento da cidade de Florianópolis precisa ser repensado, não temos capacidade de suporte para tal modelo.


A cidade precisa de um período de defeso e cessar seu crescimento para uma reorganização. Todo o sistema de saneamento para além do abastecimento de água precisa ser rediscutido e definido sob a ótica da ciclagem,produção de insumo e reuso.

Os sistemas de tratamento de esgoto precisam ser descentralizados para o reuso das águas tratadas e a produção de fertilizantes para os solos, não podemos admitir sistemas gigantescos e caros de tratamento que desperdicem água e fertilizantes despejando e contaminando córregos, lençol freático, rios e o mar.

Precisamos que as residências instalem sistemas de coleta da água da chuva, necessitamos de jardins filtrantes nas vias publicas aliados as drenagens da cidade. O manejo das águas refazendo os ciclos é urgente.


Por fim, faço um chamamento para que todas as pessoas redefinam seus usos e consumo de água, é tempo de repensar, instalem banheiros secos, coleta da água da chuva, sistemas de reusos das águas de lavação das pias e chuveiros. Economizem e percebam que somos partes de um mesmo ecossistema onde todas as vidas importam sim.

Não podemos matar a Lagoa do Peri, aquele lugar é um santuário, é a maior lagoa de água doce potável do litoral catarinense, é magica, é sagrada!!


Enquanto parlamentar e presidente das Frentes Parlamentares de Saneamento Básico e Unidades de Conservação protocolamos ontem 02 requerimentos solicitando providências para o Prefeito de Florianópolis, também estamos apoiando as ações de conselheiros do Conselho Municipal de Saneamento Básico, estaremos oficializando ao Ministério Publico Estadual e o Ministério Publico de Contas.


Estamos exigindo as análises de toxinas exaladas por cianobactérias na Estação de Tratamento de Água da Lagoa do Peri, o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta referente ao Rio Sangradouro e por fim, estamos em dialogo com a CASAN para ampliar o abastecimento oriundo dos mananciais do continente para as áreas do sul e leste da ilha, diminuindo ou parando a exploração de água da Lagoa do Peri, pelo menos até a estiagem terminar.


Um forte abraço por Ecologia e Justiça Social


📷 Sérgio Aspar e Carol Caroxa


Marcos José de Abreu (Marquito) Engenheiro Agrônomo e Mestre em Agroecossistemas Vereador Mandato Agroecológico PSOL Presidente da Frente Parlamentar em Prol do Saneamento Presidente da Frente Parlamentar em prol das Unidades de Conservação

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page