top of page

A importância das abelhas para o ser humano



Você sabia que se as abelhas forem extintas, a humanidade também poderá desaparecer?


A função principal das abelhas é a polinização. Elas também contribuem para a manutenção das florestas. Se elas forem extintas, a reprodução de plantas silvestres ficará comprometida, porque mais de 90% das espécies de vegetação tropical com flores e cerca de 78% das espécies de zonas temperadas dependem da polinização desses insetos.


Sem abelhas não haveria frutos silvestres, tomates, abacates, couves, maçãs, amêndoas, laranjas e muitos outros alimentos. As abelhas e outros insetos são fundamentais para a manutenção da biodiversidade.


A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) já alertou que as polinizadoras estão sob ameaça e seu volume está caindo por conta das atividades humanas. O uso desenfreado de agrotóxicos está acabando com as abelhas.


O nosso mandato tem como base principal a Agroecologia e conseguimos aprovar no ano passado, a Lei que institui a Ilha de Santa Catarina como Zona Livre de Agrotóxicos! Florianópolis será a primeira cidade do país a pôr em prática esse tipo de legislação. Uma lei importantíssima que irá ajudar no cuidado e na preservação das abelhas.


Também protocolamos o Projeto de Lei de Polinização Urbana de Abelhas Nativas no Município de Florianópolis. O projeto estabelece meios de proteção e conservação das abelhas nativas sem ferrão, conhecidas como Melíponas e também medidas pedagógicas para sensibilizar, capacitar, qualificar e incentivar a conservação das abelhas.


Seguimos na construção da valorização da vida, água limpa, saúde e futuro para as próximas gerações.


Sem agrotóxicos!




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page