top of page

Macrodrenagem do Rio Vermelho

A obra de macrodrenagem no Rio Vermelho ocorre desde 2022, e desde lá acompanhamos a obra e recebemos demandas da comunidade local. 

Embora a maioria dos moradores e moradoras da região sejam favoráveis à obra, também se preocupam com os impactos ambientais, e a obra é marcada por uma ausência dos estudos e de transparência.

A Macrodrenagem é uma obra necessária, mas não pode ser feita de qualquer jeito! 

A preservação do meio ambiente e o bem-estar da população são prioridades inegociáveis! Reunímos documentos mostrando que prefeitura ignora o embargo do IMA, que aponta assoreamento, indícios de poluição e impactos negativos na Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição.

A obra é enquadrada como porte grande, com 540 hectares de área, e necessita obrigatoriamente licença ambiental, embasada por um Estudo de Impacto Ambiental. A obra não possui licença de instalação e nem de corte de vegetação. Nenhum estudo foi apresentado, apenas o projeto executivo. Essas informações constam no relatório da vistoria ambiental produzida pelo IMA

Coletas e análises realizadas pelo laboratório da UFSC Ecoando Sustentabilidade,  revelam a presença de contaminantes químicos e excesso de matéria orgânica que podem comprometer não apenas o Rio Vermelho, mas também a Lagoa da Conceição. Verifica-se a presença de bactérias indicadoras de entrada de efluente doméstico, o que pode indicar o risco à saúde humana.

A obra é marcada por falta de transparência e morosidade para disponibilizar o projeto de execução da obra. O projeto não estava no Portal da transparência. Encaminhamos diversos ofícios por 3 meses consecutivos, e somente após esse período, o projeto foi enviado e o entregamos à comunidade.

bottom of page