top of page

Marquito defende transição agroecológica em encontro do MST

Atualizado: 31 de mar. de 2023


O deputado Marquito (Psol) participou nesta semana do 36° Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Santa Catarina (MST/SC), em Fraiburgo. A fala do parlamentar começou com um agradecimento ao MST pelas doações de alimentos feitas nos momentos mais críticos da pandemia da Covid-19.

“Centenas de famílias nas periferias de Florianópolis, São José e Palhoça estavam em insegurança alimentar quando toneladas de alimentos chegaram dos assentamentos do MST. Diversas entidades colaboraram para isso, como o Movimento dos Atingidos por Barragens e a Via Campesina. Mas o trabalho dos comitês populares de luta foi essencial.”

Na continuação da fala, Marquito pontuou a importância do modelo agroecológico para a vida no campo e defendeu a necessidade de medidas para estimular a transição agroecológica. “Não é justa a isenção de ICMS dos agrotóxicos, por exemplo. É preciso estabelecer no estado uma tributação justa, verde, ecológica. O nosso mandato, assim como outros companheiros que estão aqui, trabalhará para isso.”

Também estiveram presentes no evento a deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC) e o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), além de uma série de movimentos sociais, representantes de entidades da sociedade civil e sindicatos.

Nos próximos dias, o movimento fará um trabalho de planejamento interno. O MST existe em Santa Catarina há cerca de 30 anos e atualmente congrega cerca de 6 mil famílias. “Olha a importância disso para a agricultura familiar em Santa Catarina”, destacou o deputado Marquito.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page