Buscar
  • Mandato Agroecológico

É o fim da picada! Conheça as melíponas, abelhas nativas sem ferrão.



Você já ouviu falar nas Melíponas?


As meliponas são popularmente chamadas de abelhas sem ferrão, abelhas nativas ou abelhas indígenas. São bioindicadoras da qualidade do ar, da água e do solo, e produzem mel com propriedades especiais, inclusive.


Cerca de 40 espécies são encontradas em Santa Catarina, algumas somente em determinadas regiões do Estado, pelas características específicas de condições climáticas.


As abelhas são seres muito sensíveis e uma das espécies mais vulneráveis ao uso indiscriminado de agrotóxicos. Elas também sofrem com a destruição da Mata Atlântica. Fatores que contribuíram para que as abelhas nativas sem ferrão, e outras abelhas, fossem desaparecendo.


Proteger essas abelhas é proteger os ecossistemas. Infelizmente as abelhas sem ferrão estão ameaçadas com a derrubada de florestas, queimadas, aumento das áreas de monocultura e pastagens, avanço das cidades e o uso abusivo de agrotóxicos.


Em 2019 tivemos a morte de mais de 50 milhões de abelhas em um único mês, aqui no estado, causadas por um inseticida. Por isso é tão importante investir na proteção dessas abelhas e na educação ambiental. Enfatizar a importância da ecologia.


As estreitas relações ecológicas tornam plantas e polinizadores dependentes uns dos outros. E todos nós dependemos disso.


O primeiro passo que o Mandato Agroecológico deu, para uma maior preservação das abelhas, foi aprovar a lei que institui a Ilha de Santa Catarina como Zona Livre de Agrotóxicos. Esses produtos químicos são os principais inimigos delas e de todas as formas de vida.


Uma política pública que pode ser aplicada no espaço urbano de muitos municípios de Santa Catarina e que pode auxiliar na preservação da vida.


Aprovamos também a Emenda à Lei Orgânica Municipal, que institui os Direitos da Natureza. E também a Lei de Proteção às abelhas Nativas sem ferrão (Meliponas) que prevê o estímulo à polinização urbana.


As abelhas naticas são importantes agentes polinizadores, tanto de espécies de plantas nativas como de cultivadas. Por isso é tão importante manter e preservar as abelhas sem ferrão em seu habitat natural, mas também incentivar a implantação de estações polinizadoras pedagógicas em Santa Catarina, como prevê o nosso projeto.


Afinal, é preciso que toda nossa sociedade possa compreender a interdependência entre todos os seres vivos, humanos e não humanos, e as abelhas são fundamentais para o funcionamento de diversos ecossistemas, de toda Santa Catarina.


Bora conhecer e proteger?


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo