Seja um guardião(ã) da Biblioteca de Sementes

Temos a grande satisfação de ter distribuído algumas dezenas de centenas de sementes crioulas e orgânicas a população de Florianópolis.
Nossa biblioteca de sementes tem gestão comunitária, onde as pessoas colaboram doando as sementes excedentes,
garantindo o livre acesso a todas.

Cada semente traz consigo uma herança de sabedoria ancestral. Carrega na genética toda adaptação às intempéries e toda riqueza natural.

Resgatar e preservar sementes significa retomar e guardar a história dos saberes tradicionais e ancestrais dos territórios. Ser um guardião ou guardiã de sementes é um ato de resistência.


Desde o início do mandato realizamos essa atividade pedagógica com objetivo de incentivar o conhecimento, estimular o plantio, cultivo e a alimentação de alimentos bons e limpos (livre de agrotóxicos). Atividade que tensiona a reflexão sobre saberes e práticas agroecológicas que buscam diminuir a dependência da agricultura em relação aos pacotes (kits tecnológicos) focados no uso intensivo de agrotóxicos, adubos químicos e sementes transgênicas.

Deixamos aqui o chamado a todos e todas que queiram contribuir nesse trabalho doando sementes ao mandato, participando como um guardião(ã) da biblioteca de sementes, fortalecendo saberes tradicionais e o patrimônio genético que marcam a história e o futuro da agricultura ecológica, em favor da vida.

Tornar possível que cada cidadão ou cidadã possa plantar sua horta agroecológica. Partilhar e trocar os saberes sobre o cultivo. Incentivar as tipologias diversas de agricultura urbana. Inspirar projetos de hortas coletivas e comunitárias. Colaborar com a manutenção da biodiversidade.

Queremos uma Floripa mais Agroecológica. Zona Livre de Agrotóxicos. Com mais ecologia e justiça social.

"Por um mundo onde caibam vários mundos, onde todos os seres (humanos e não humanos) possam desfrutar de uma vida digna." 

CONTATO >

T: (48) 991050150

E: marquitopsol@gmail.com

Cnpj do Candidado 38.506.139/0001-84

© 2023 por Mandato Agroecológico.