Seja um guardião(ã) da Biblioteca de Sementes
Temos a grande satisfação de ter distribuído algumas dezenas de centenas de sementes crioulas e orgânicas a população de Florianópolis.
Nossa biblioteca de sementes tem gestão comunitária, onde as pessoas colaboram doando as sementes excedentes, garantindo o livre acesso a todas.
Cada semente traz consigo uma herança de sabedoria ancestral. Carrega na genética toda adaptação às intempéries e toda riqueza natural.
Resgatar e preservar sementes significa retomar e guardar a história dos saberes tradicionais e ancestrais dos territórios. Ser um guardião ou guardiã de sementes é um ato de resistência.
Desde o início do mandato realizamos essa atividade pedagógica com objetivo de incentivar o conhecimento, estimular o plantio, cultivo e a alimentação de alimentos bons e limpos (livre de agrotóxicos). Atividade que tensiona a reflexão sobre saberes e práticas agroecológicas que buscam diminuir a dependência da agricultura em relação aos pacotes (kits tecnológicos) focados no uso intensivo de agrotóxicos, adubos químicos e sementes transgênicas.
Deixamos aqui o chamado a todos e todas que queiram contribuir nesse trabalho doando sementes ao mandato, participando como um guardião(ã) da biblioteca de sementes, fortalecendo saberes tradicionais e o patrimônio genético que marcam a história e o futuro da agricultura ecológica, em favor da vida.
Tornar possível que cada cidadão ou cidadã possa plantar sua horta agroecológica. Partilhar e trocar os saberes sobre o cultivo. Incentivar as tipologias diversas de agricultura urbana. Inspirar projetos de hortas coletivas e comunitárias. Colaborar com a manutenção da biodiversidade.
Queremos uma Floripa mais Agroecológica. Zona Livre de Agrotóxicos. Com mais ecologia e justiça social.